Você conhece os benefícios do judô para o desenvolvimento infantil? Então confira no artigo de hoje do blog da ImaginAction!

 

Os benefícios do judô para o desenvolvimento infantil

Você sabia que segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o judô é um dos esportes mais recomendados para o desenvolvimento infantil? 

Não é à toa, se pensarmos que a modalidade esportiva já nasceu com um caráter extremamente didático. Muitos não sabem, mas seu fundador, o mestre japonês Jigoro Kano, foi o responsável por introduzir as faixas coloridas no ensino das artes marciais. Essa inovação facilitava a forma de ensino, uma vez que as faixas coloridas visavam separar os alunos quanto ao seu nível de conhecimento, tornando a aula mais produtiva para todos.

Com o esporte, a criança se torna um CAMPEÃO, não apenas em cima do tatame, mas na vida. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os benefícios do judô e como a arte do caminho suave prepara as crianças para o futuro. A prática do judô na vida da criança oferece benefícios que já podem ser observados a curto prazo.

 

Benefícios físicos

Melhora da coordenação motora, ao praticar diferentes exercícios e os primeiros golpes básicos do gokyo (conjunto de golpes);

Equilíbrio, a capacidade de se sustentar através do uso da força muscular sobre uma base e contra a lei da gravidade;

Agilidade, desenvolvida por meio do equilíbrio entre força e velocidade;

Flexibilidade, desenvolvida nas atividades que exigem maior desempenho dos músculos e das articulações;

Força, desenvolvida através da contração muscular;

Resistência, aumentando a capacidade de manter o esforço físico pelo maior tempo possível.

 

Desenvolvimento social

Superação de dificuldades de socialização. Mesmo sendo um esporte individual, o judô é trabalhado em um contexto coletivo;

Tolerância, ser respeitoso, ético e educado com os demais;

Motivação, os pais devem ser os primeiros a motivar seus filhos, despertando neles o desejo da prática esportiva;

Autoestima, auxiliando a criança a desenvolver uma autoestima positiva, se sentindo segura, valiosa e competente;

Autocontrole, auxilia na manutenção do equilíbrio mental, frente às diferentes situações adversas.

 

São inúmeros os benefícios que o judoca adquire quando pratica a modalidade. Todas essas capacidades são acrescentadas no convívio da criança, no seu relacionamento com a família, com os amigos, com os companheiros de treino e na sociedade.